Qual é o caminho menos complicado para chegar ao trabalho? Se antes essa resposta era imprevisível, hoje o melhor trajeto pode ser escolhido por meio de modernos e práticos aplicativos acessados por smartphones ou tablets. Um dos campeões de downloads nessa modalidade é o Waze.
Criado em Israel há sete anos, o aplicativo gratuito auxilia motoristas no trânsito. Foi adquirido pelo Google em 2013 e é compatível aos aparelhos Android, iOS, Windows Phone e Blackberry. Com o auxílio de um GPS, ele permite atualizações em tempo real e fornece ao usuário um mapa com informações sobre pontos específicos das cidades, entre elas as nove da Baixada Santista.
NA PRÁTICA
Graças à dica de uma tia que mora nos Estados Unidos, o empresário Fernando Carvalho, de 54 anos, utiliza o Waze há quase um ano para se deslocar na Baixada Santista.
Agora, ele nem precisa mais ligar o rádio do carro para se informar sobre as condições de trânsito para economizar tempo. Segundo Carvalho, o seu novo companheiro do trânsito já o salvou várias vezes de permanecer parado em congestionamentos. "Certa vez, eu estava em São Vicente e precisava ir para Praia Grande. O aplicativo me ofereceu uma rota que eu não imaginava existir. Se não tivesse o Waze, ficaria preso no trânsito e demoraria para chegar ao meu destino", conta o empresário. INTERATIVIDADE
Os mapas do Waze são atualizados em tempo real a partir de contribuições dos próprios usuários. Além de informações sobre a fluidez no tráfego, há alertas sobre acidentes, situações de perigo, ruas bloqueadas e até radares que o motorista encontrará nas ruas. Com esses dados em mãos, o usuário pode traçar a melhor rota para seu destino.
"A minha única queixa é o excesso de informação. Agora tem até propaganda no mapa. Mas, ainda assim, indico o Waze para meus amigos", diz Carvalho.
Fonte: A Tribuna (Santos), 30 de setembro de 2014

Cidades paradas (29/09/2014)

Mais da metade (55,6%) das residências brasileiras já tem um carro ou uma moto na garagem, revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada no dia 18 pelo Instituto Brasileiro de (...)

Por que acabar com as vagas de rua (29/09/2014)