Parking News

Desde o início deste mês, quando a Prefeitura de São Paulo implantou uma ciclovia na rua Cesário Magalhães, no Cambuci, no centro, um grupo de mães de jovens autistas tem um novo obstáculo numa rotina já difícil: parar os carros na rua para que seus filhos a atravessem. A cena se repete sempre que o transporte dos jovens não encontra vagas na região da AMA (Associação de Amigos do Autista), que rarearam após a implantação da via.
"Antes tinha mais opção para parar. Agora a gente tem que desembarcar no meio da rua, parando em fila dupla", disse Vera Hernandes, 50. A dois quarteirões dali, a ciclovia fica bloqueada sempre no horário de entrada e saída de alunos de uma escola municipal. As peruas que antes paravam rente à calçada agora têm de estacionar no meio da rua para o desembarque dos alunos, alguns dos quais cadeirantes.
Desde abril, o secretário de Transportes da prefeitura, Jilmar Tatto, argumenta que numa primeira fase das obras de ciclovias o mais importante é implantá-las, mesmo que, futuramente, ajustes tenham que ser feitos. Apesar das constantes reclamações, para Maria Ermelina Malatesta, urbanista e especialista em planejamento cicloviário, cabem ao proprietário de determinado estabelecimento as adaptações necessárias para receber seus clientes ou visitantes. "Esperar que a rua dê conta dessa demanda é o mesmo que privatizar um espaço que é público", diz ela.
Em algumas áreas, as ciclovias foram feitas em locais onde funcionam feiras livres. "Ninguém me falou nada sobre a ciclovia. Montei minha barraca aqui, pois também pago imposto para a prefeitura", diz o feirante Carlos Augusto Pascoal, 44, há 12 anos no mesmo ponto.
Nesses casos, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) indica que o ciclista atravesse o trecho da feira a pé, empurrando a bicicleta.
A companhia admite, porém, que esses casos estão em fase de adequação, que podem ser solucionados até com a mudança de endereço da ciclovia ou da feira. No Butantã, um longo trecho da ciclovia da avenida Politécnica ocupa a calçada e os ciclistas dividem espaço com pedestres.
"É claro que com a ciclovia é mais seguro andar (de bike). Mas eu não consigo entender ter que disputar espaço com o pedestre. Não dá para tomar o espaço do pedestre", diz o programador Tomás Rangel, que usa a via para treinar ciclismo.
A ciclovia tem buracos, desníveis e desvios para contornar os postes da via. Em um ponto, uma árvore ocupa 1,70m dos 2,80m de largura da via. Resta ao ciclista e ao pedestre apenas uma estreita passagem.
Fonte: Folha de S. Paulo, 25 de setembro de 2014

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Cidades paradas (29/09/2014)

Mais da metade (55,6%) das residências brasileiras já tem um carro ou uma moto na garagem, revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada no dia 18 pelo Instituto Brasileiro de (...)

Por que acabar com as vagas de rua (29/09/2014)

Projeções recentes mostram que, de 2001 a 2030, o aumento da mancha urbana no planeta cobrirá uma área maior que a superfície de todas as cidades criadas em toda a história da civilização até o ano 20 (...)

Aplicativo ajuda a vida de motorista (30/09/2014)

Qual é o caminho menos complicado para chegar ao trabalho? Se antes essa resposta era imprevisível, hoje o melhor trajeto pode ser escolhido por meio de modernos e práticos aplicativos acessados por s (...)


Seja um associado Sindepark