Ao custo de R$ 2 a hora, Itapevi terá Zona Azul na região central a partir de 2018

rotativoalfenas-828

A partir de 2018 os motoristas de Itapevi terão um custo a mais para estacionar na região central da cidade. Isso porque o município irá implantar, a partir de 2018, um serviço de estacionamento rotativo, também conhecido como Zona Azul. O custo para estacionar nas ruas da região central será de R$ 2 por hora. Atualmente, a região central conta com 2.230 vagas.

O objetivo da medida, segundo a Prefeitura, é democratizar o uso do espaço público em áreas onde o espaço é escasso, evitando o estacionamento de veículos por longos períodos do dia, impedindo a rotatividade das vagas. De acordo com a administração municipal, para fugir do pedágio, motoristas de toda a Região Metropolitana Oeste passam pela cidade, comprometendo a fluidez e a segurança do trânsito e dificultando a disponibilidade de vagas para estacionamento de veículos, em especial nas vias compostas pelo comércio, hospitais e centro médicos.

A Concorrência Pública 012/2017 foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia 15/9 e a empresa vencedora fiscalizará o serviço por meio eletrônico e de talões. Ela também ficará responsável pela prestação de serviços de operação e administração das vagas, engenharia na área de trânsito, sinalização vertical e horizontal, além de instalação de toda infraestrutura para o controle. Na justificativa para a concessão, a Prefeitura de Itapevi lembra que, segundo levantamento realizado em 2015 pelo Departamento Nacional de Trânsito, Itapevi possuía uma frota de aproximadamente 56.126 automóveis e 16.867 motocicletas cadastrados.

Fonte: Jornal Página Zero - Carapicuíba - 22/09/2017

Uma perspectiva complexa

Por Jorge Hori* A essência do negócio de estacionamentos pagos é a locação remunerada de um espaço para permanência transitória de um veículo (...)

O bom exemplo que vem de Gravataí (RS)