Ampliação da área azul em análise (Passo Fundo/RS)

zonaazulriobranco-224

Um grupo de empresários de Passo Fundo efetuou alguns abaixo-assinados em prol da ampliação da área azul do estacionamento rotativo no município. A ideia é que mais trechos da região central da cidade contemplem a legislação para haver maior rotatividade de veículos e evitem que muitos sigam por horas na mesma vaga. A solicitação dos empresários foi encaminhada para a Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo (Codepas) - responsável pelo serviço -, que foi destinado para a Procuradoria Geral do Município (PGM).

A proposta, que não tem prazo para decisão, está sob análise do prefeito Luciano Azevedo. Mais de um abaixo-assinado foi coletado pelos organizadores, que reuniram documentos com 150 e 200 assinaturas, de acordo com o coordenador do estacionamento rotativo, José Doeber, que recebeu o grupo de empresários em uma reunião. Entre os trechos reivindicados para extensão da área azul, três vias são as mais exigidas: Avenida Presidente Vargas, no bairro São Cristóvão, Rua Fagundes dos Reis e Rua Independência, ambas no Centro.

"Os lojistas alegam que não têm estacionamento para os clientes deles, por isso solicitam área azul. Para haver rotatividade dos veículos", afirma. Segundo o coordenador, os empresários reclamam de que muitos motoristas retiram vagas de clientes em função de não haver estacionamento rotativo no trecho. "É aquela situação do pessoal ir para outros rumos, deixam de usar a área azul para deixar o carro o dia inteiro na frente de um estabelecimento comercial", explica Doeber.

O presidente da Codepas, Tadeu Karczeski, esclarece que a proposta foi encaminhada imediatamente ao município por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM). De acordo com ele, a empresa ainda aguarda uma posição do executivo. "Foi encaminhado para eles estudarem se é viável ou não fazer essa extensão. Estamos no aguardo da manifestação deles", completa. Em contato com a PGM, a reportagem foi informada de que a solicitação dos empresários foi apresentada pela Codepas junto de outras demandas a respeito da área azul. Ela estava em conjunto com outras solicitações, como a fiscalização eletrônica - regularizada em decreto publicado na última semana - e as multas em estacionamento irregular. Segundo o procurador adjunto, Julio César Severo da Silva, ainda não há decisão a respeito do pedido de ampliação do estacionamento rotativo.

"O prefeito ainda não decidiu sobre o assunto. Ele ficou de fora do decreto e está sendo avaliado. Há o pedido, mas nada de concreto se vai acontecer ou não. Está em análise", informa. De acordo com Silva, são mais de três trechos, além dos principais citados anteriormente, propostos pelos abaixo-assinados. No entanto, o procurador adjunto lembra que, caso seja aceita a proposta pelo executivo municipal, uma avaliação ainda deverá ser realizada pelas secretarias responsáveis pelo planejamento e a execução do trânsito da cidade.

Fonte: Diário da Manhã - Passo Fundo - 23/05/2017

Faça já sua adesão à Manobra da Alegria 2017

Você tem até o dia 30 de junho para realizar sua adesão à campanha Manobra da Alegria deste ano. Essa é a data limite para enviar o endereço completo da unidade, nº de funcionários e, se quiserem, o t (...)

Parques de São Paulo ganham usina solar